Dr.Selvagem  |  Medicina de Animais Selvagens e Exóticos

Animais

Aves

 

As aves são animais endotérmicos, ou seja, regulam sua temperatura pelo controle da produção de energia interna, apresentam o corpo coberto por penas e possuem adaptações que possibilitam o vôo, como sacos aéreos, ossos pneumáticos e quilha.

 

São classificadas em 27 ordens, entre elas estão os passeriformes (curiós, canários, trinca ferro, coleiro, etc)
e os
psitaciformes (papagaios, periquitos, calopsitas, araras, cacatuas, agapornis etc).

medicina veterinária para
campeões

Conheça o programa MEDICINA VETERINÁRIA PARA CAMPEÕES da
Dr. Selvagem. Um acompanhamento clínico especial para pássaros que participam de torneios. Alimentação, exames laboratoriais e cuidados específicos para manter a saúde e
bem-estar dos pássaros competidores.

 

Os répteis são animais ectotérmicos, ou seja, dependem da energia de fontes externas de energia para controlar a temperatura corporal, apresentando corpo recoberto por escamas ou placas córneas. Possuem ovos com cascas relativamente dura e grossa, que protege o embrião contra choques e perda de água.

 

São divididos em três grupos principais: escamados (répteis com escamas como, lagartos, iguanas, cobras), quelônios (répteis com carapaça como as tartarugas) e crocodilianos (répteis com placas córneas como os jacarés).

Répteis

Mamíferos

 

 Os mamíferos são animais endotérmicos, ou seja, regulam sua temperatura pelo controle da produção de energia interna, apresentando diversas glândulas, entre elas as glândulas mamárias que dão nome ao grupo. Possuem o corpo recoberto por pelos e por baixo da pele uma camada de gordura. Sua dentição varia e está relacionada diretamente ao tipo de alimentação.

 

Entre os mamíferos atendidos na clínica estão macacos, sagüis, ferrets, porquinhos da índia, coelhos, capivaras, hamsters, gerbil etc.

Anfíbios e outros

 

Peixes

Os peixes são animais aquáticos, ectotérmicos, ou seja, dependem da energia de fontes externas de energia para controlar a temperatura corporal. A maioria possui o corpo coberto por escamas e apresenta membros locomotores em forma de nadadeiras. Respiram por meio de brânquias e são classificados em peixes ósseos e cartilaginosos de acordo com a constituição do esqueleto. Os peixes ósseos possuem opérculos protegendo as brânquias e os peixes cartilaginosos possuem pares de fendas branquiais.

 

Anfíbios

Os anfíbios também são animais ectotérmicos, apresentam pele fina, úmida e permeável, nas espécies em que os membros locomotores estão presentes, eles tem forma de patas. Muitos apresentam metamorfose em seu ciclo de vida, ou seja, um conjunto de transformações que ocorrem em indivíduos jovens (girino, possuindo respiração branquial) até atingir a fase adulta (respirando por pulmões e pela pele.

 

São classificados em 3 grupos: anuros (sapos, rãs, pererecas) possuem quatro patas e não possuem cauda quando adultos; Gimnofionos (cecílias ou cobras-cegas), possuem corpo alongado e não possuem patas; os urodelos (salamandras) possuem o corpo alongado, quatro patas e cauda.

 

Araneídeos

Esta classe de invertebrados faz parte do filo dos artrópodes, grupo que possuem a maior quantidade de espécies conhecidas e classificadas: cerca de um milhão. Apresentam esqueleto de quitina e apêndices articulados, durante o crescimento passam pelo processo de ecdise (muda). As aranhas possuem cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc.

2020 - © Copyright - Dr. Selvagem Medicina Veterinária de animais Silvestres e Exóticos | Todos os direitos reservados